Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Europa socorre banco e traz alívio

  Medida reduz incerteza em torno do sistema bancário da zona do euro 


A Europa começa a ir em socorro de bancos que detém muitos papéis de dívida de alto risco. Após o encontro no final de semana entre a Chanceler Alemã, Angela Merkel, e o Presidente Francês, Nicholas Sarkozy, ficou acertado que a União Européia irá socorrer bancos em dificuldade. A decisão de capitalizar o banco Dexia, de origem francesa e belga, revela a estratégia do Banco Central Europeu para proteger a moeda única da derrocada: garantir o sistema bancário por meio da nacionalização de dívidas. A notícia é positiva para quem investe na Bolsa por aqui.

A iniciativa pode estimular que outros bancos passem o chapéu para se defender do risco. Em meio à incerteza, está cada vez mais difícil para as instituições obter crédito. Com os governos endividados por conta das medidas fiscais de reação à crise de 2008, aumenta a insegurança e os custos para obter recursos, alimentando um círculo vicioso. Ainda não está claro se os recursos sairão do fundo de estabilidade ou se os países terão que fazer um novo aporte.

O Dexia, com forte exposição à dívida grega, isto é, por ter muitos títulos da dívida do País, teve muita dificuldade de conseguir crédito para financiar suas operações. De acordo com a agência Reuters, o Dexia tem uma exposição a risco de crédito global de 700 bilhões de dólares, mais de duas vezes o PIB grego.

Nenhum comentário:

Postar um comentário