Pesquisar

segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Período de pessimismo na economia internacional se aproxima do fim, diz A7

 
Comentários: (0)

SÃO PAULO - A economia é baseada em ciclos econômicos e, para a equipe da A7 Gestão de Recursos, a economia internacional se aproxima do fim de um ciclo pessimista para dar início a outro, mais otimista.
Traçando um paralelo entre ciclos econômicos e estações climáticas, os analistas dizem que a economia internacional ruma para a passagem do “inverno” para a primeira etapa de uma “primavera”.
O inverno é marcado pela aversão ao risco e pela tendência de queda nos mercados financeiros. “As recuperações são breves em função do ciclo de estoques e o sistema financeiro entra em colapso”, escreve. Entretanto, ao final dele uma nova economiasurge, com baixos níveis de endividamento e novas tecnologias.
“O aumento da regulação financeira e a possibilidade de calotes nas dívidas públicas de diversos países europeus são características de fim de ciclo”, argumenta a A7.
Início do otimismo
Por outro lado, a primavera é tomada por otimismo entre os investidores e o crescimento sólido da economia, assim como uma trajetória de alta nas taxas de juros e nos preços das ações, de modo a refletir a expectativa de resultados melhores. “Esta fase é marcada por desaquecimentos curtos e recuperações econômicas fortes”, explica.
“Conclui-se que o desenvolvimento de novas tecnologias associadas à mudança da matriz energética global [indústria verde] somada a um ‘novo’ sistema financeiro indica que a economia mundial ruma para um novo período de crescimento sustentado a partir de 2012”, relata a gestora de recursos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário