Pesquisar

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Day Trade – Estratégias e Técnicas



Definição de Day trade:

Day trade é  uma operação iniciada e encerrada no mesmo dia para um mesmo ativo, não importando a ordem com que as operações acontecem (compra e venda ou venda e compra). O objetivo desta estratégia é aproveitar a grande volatilidade diária no mercado de ações, opções ou índices. Apesar dos riscos neste tipo de operação serem menores, é preciso ser bastante experiente com investimentos, ter um bom método de negociação e segui-lo sempre com muita diciplina .

Técnicas de Day Trade:

As formas de se interpretar um gráfico do mercado funcionam igualmente para qualquer período, seja ele mensal, diário ou mesmo daytrade. Nesta modalidade, o que muda é a janela de tempo que estamos analisando, e portanto o tempo que temos para tomar determinadas decisões.  Fica claro que para quem tem pouca experiência, é muito mais difícil analisar rapidamente o que pode acontecer nos próximos 15 minutos, do que nos próximos 5 meses.

Estratégias Day Trade:

Antes de tentar se aventurar neste mundo dos investimentos relâmpago, é preciso estabelecer um prazo para os seus investimentos (curto ou longo prazo) e, apenas depois disso, escolher uma estratégia.  De nada adianta querer investir em ações no longo prazo e praticar o day trade, já que para isso haveriam outras opções interessantes como  fundos de investimento,  clubes de investimento ou mesmo comprar diretamente ações para deixar em carteira por um período maior.

Algumas dicas para Day Trade:

  • Teste mais de uma estratégia e escolha a que mais se encaixa no seu perfíl;
  • Tenha muita disciplina e paciência em sua execução;
  • Utilize sempre o artifício do “stop”;
  • Deixe sua intuição de lado e tenha motivos técnicos e justificativas racionais para comprar algum papel;
  • Não comprometa mais do que 2% do seu capital em uma única operação;
  • Não acredite que você vai ficar rico do dia para a noite.  Conseguir média de 5% ou mais por mês é luxo para poucos!