Pesquisar

sábado, 4 de maio de 2013

Faz sentido uma ação do Bradesco valer mais do que outra?


Segundo Itaú BBA, papéis ordinários estão em uma posição mais privilegiada no momento. Mas não deveria ser assim

EXAME.com
  
São Paulo - Nesta sexta-feira, a BM&F Bovespa divulgou a terceira prévia da carteira teóricado Ibovespa (válida para o período de maio a agosto) e sua principal novidade foi a entrada das ações ordinárias do Bradesco (BBDC3), com peso de 0,642%, no índice.
O Bradesco agora conta com suas duas ações no portfólio do principal índice da bolsa brasileira.
A entrada no Ibovespa acontece seis meses depois que as ações passaram a integrar o índice MSCI Brazil, com peso de 1,6%, indicando que a maior liquidez dos papéis e o prêmio com que são negociadas em relação às ações preferenciais do banco vem atraindo a atenção dos investidores. 
As ações ordinárias do Bradesco (BBDC3) apresentaram um desempenho 25% superior ao das ações preferenciais (BBDC4) nos últimos doze meses, e estão atualmente sendo negociadas com um prêmio de 6%.
Os analistas Regina Longo Sanchez, Thiago Bovolenta Batista, Alexandre Spada, do Itaú BBA elaboraram uma análise dos dois possíveis motivos para o desempenho superior das ações ordinárias do banco.
Governança corporativa
As ações ordinárias do Bradesco, além dos direitos de voto característico dessa classe de ações, também apresenta direitos de tag-along (mecanismo de proteção para os acionistas minoritários no caso de venda da empresa) integrais. As ações preferenciais tem tag-along de 80%.
Na opinião dos analistas, os investidores estão dando valor para essa maior garantia das ações ordinárias, o que eles não consideram adequado, visto que não representa uma análise correta da realidade.
Atualmente, o free float das ações ordinárias do Bradesco é de 23,6%, o que torna bem difícil para qualquer um adquirir a partipação de 10% necessária para indicar um membro no conselho. 
"Dado que não acreditamos que exista um catalisador de curto prazo para os direitos de tag-along para o Bradesco, tal como uma mudança de controle, não atribuímos muito valor às questões de governança corporativa para as ações ordinárias", explicam.
MSCI Brazil
Em março de 2012, o banco lançou o programa de ADR para as ações ordinárias com direito a voto. Em seguida, em novembro do mesmo ano, as ações ordinárias foram incluídas no índice MSCI Brazil com um peso de 1,6%.
A inclusão no índice gerou uma maior demanda pelas ações e o volume médio diário negociado saltou de 12 milhões de reais entre janeiro e outubro de 2012, para 79 milhões de reais a partir de novembro.
Apesar do grande aumento de liquidez, o volume médio diário negociado das ações preferenciais ainda é muito maior: foram 218 milhões de reais nos últimos 12 meses.
Além da maior liquidez, as ações preferenciais ainda têm a seu favor um maior repasse de dividendos. As preferenciais recebem dividendos 10% mais elevados do que as ordinárias, "o que, em nossa opinião, é um motivo para que os investidores atribuam um maior valor às ações BBDC4 do que às ações BBDC3", afirmam os analistas. 
Regina, Thiago e Alexandre reiteram a recomendação de outperform (desempenho acima da média do mercado) para as ações preferenciais do Bradesco, com um valor justo de R$ 41,6 por ação para o final de 2013.

Bom humor ajuda, mas Petrobras limita alta da Bovespa


A Petrobras intensificou as perdas na última hora do pregão e por pouco não levou a Bolsa para o vermelho

AGÊNCIA ESTADO
  
São Paulo - A melhora dos dados de emprego nos Estados Unidos impulsionaram os mercados acionários internacionais de maneira generalizada e ajudaram a Bovespa a fechar em alta nesta sexta-feira, 3, embora sem força suficiente para ultrapassar o nível dos 56 mil pontos.
O bom humor externo e o aumento do apetite dos investidores por ativos de risco beneficiaram a Vale, mas a Petrobras intensificou as perdas na última hora do pregão e por pouco não levou a Bolsa para o vermelho.
O Ibovespa encerrou a sessão com avanço de 0,30%, aos 55.488,08 pontos, após passar toda o dia no azul. Na mínima do dia, subiu 0,01%, aos 55.330 pontos e, na máxima, foi aos 56.366 pontos, em alta de 1,89%. O giro financeiro foi consistente, totalizando R$ 9,943 bilhões (dado preliminar).
Com o desempenho de hoje, a Bolsa termina esta semana, encurtada pelo Feriado do Dia do Trabalho, com alta acumulada de 2,28%, a segunda valorização semanal consecutiva. No mês de maio, no entanto, a Bolsa tem queda de 0,75%, enquanto no ano tem perda de 8,96%.
Os papéis da Vale se recuperaram em relação à queda de quinta-feira e subiram 0,93% (ON) e 1,42% (PNA). Já a Petrobras foi o patinho feio da Bolsa na sessão e quase acabou com a festa. Na última hora do pregão, as ações foram às mínimas do dia e por pouco não fizeram o Ibovespa migrar para o campo negativo. Petrobras ON e PN encerraram em queda de 1,30% e 1,23%, respectivamente.
Durante a tarde, a Agência Nacional de Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) informou que a produção diária de petróleo em março caiu 8,2% na comparação com o mês anterior, somando 1,853 milhão de barris por dia.
Depois de passar o dia em alta, OGX ON terminou estável. A companhia teve confirmada participação na terceira prévia da carteira teórica do Ibovespa. A fatia da empresa "X" passou de 5,032% na segunda prévia para 5,041% na atual, que passa a vigorar no pregão da próxima segunda-feira, dia 6, com 70 ativos de 65 empresas.
Os destaques de alta do Ibovespa hoje ficaram por conta de Rossi Residencial ON ( 3,63%), Cetip ON ( 3,48%), B2W ON ( 3,17%), Embraer ON ( 3,07%) e Light ON ( 2,75%).
Na outra ponta, as principais quedas no índice nesta sexta-feira foram MMX ON (-5,91%), Oi ON (-5,36%), Oi PN (-2,75%), Lojas Renner ON (-2,17%) e Usiminas ON (-2,04%).
Os Estados Unidos criaram 165 mil empregos em abril e a taxa de desemprego caiu para 7,5%, o menor nível desde dezembro de 2008, conforme anunciado pelo Departamento do Trabalho do país hoje cedo.
Em Wall Street, o índice Dow Jones, que superou sua máxima histórica mais cedo, fechou em alta de 0,96%, enquanto o S&P 500 subiu 1,05% e o Nasdaq avançou 1,14%.
A euforia diante dos dados de emprego fez com que outros dados negativos divulgados hoje fossem ignorados, como a queda acima da esperada de 4,0% nas encomendas à indústria norte-americana em março e o recuo do índice de atividade dos gerentes de compra (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços dos EUA para 53,1 em abril.