Pesquisar

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

O que é o Clube de Investimentos?


Trata-se de uma aplicação financeira criada por um grupo de pessoas que desejam investir seu dinheiro em ações das empresas, ou seja, tornar-se sócio delas. E, ao se tornar sócio de uma empresa, comprando suas ações, você terá direito a uma parcela dos lucros dela. Sabe por quê? Porque cada uma das ações representa um pedacinho do valor dessa empresa.

Como investir em Clubes?

Quais são as vantagens?
Acessibilidade Os participantes dos clubes de investimento terão as mesmas condições de comprar ou vender ações. O número mínimo de participantes é 3 e o máximo é 150.
Participação direta Os clubes de investimento permitem que os envolvidos participem diretamente de sua gestão, o que embora demande tempo e exija uma certa disciplina, constitui excelente forma de aprender como funciona o mercado.
Tranquilidade Aplicando-se em clubes, pode se criar o habito de aplicar mensalmente. Os investidores conseguem fazer com que suas aplicações mantenham-se na média.
Diversificação Outra vantagem é que com um volume maior, originado pela soma dos recursos de cada integrante do clube, é possível diversificar a aplicação. Investindo em ações de diferentes empresas e setores da economia, com custos de transação proporcionalmente menores.
Vantagem Tributária O clube é isento do Imposto de Renda. O cotista sö paga o IR na fonte no momento do resgate de suas cotas, e somente sobre o valor de resgate quando houver ganhos, de 15% sobre a rentabilidade, diferente do investimento direto em bolsa, onde o investidor deve pagar imposto na fonte sobre day trade e sobre vendas e pagar a FARF mensalmente sobre os ganhos.