Pesquisar

sexta-feira, 14 de outubro de 2011

SEJA REMUNERADO COM A VENDA COBERTA DE OPÇÕES

 Eu considero essa estratégia  para dois tipos de investidores, aqueles que querem ganhar boas taxas mensais com a venda de opções de maior valor extrínseco  e para o investidor de longo prazo que pretende remunerar a sua carteira de ações com o lucro da venda coberta. Essa estratégia é simples, você deve vender as opções na mesma quantidade de ações de sua carteira. Se você possui mil ações da Petrobrás, você vende mil opções de compra da Petrobrás. Na verdade, você terá a obrigação de entregar a ação no vencimento a um determinado preço pré-estabelecido. Mas se esse preço não for alcançado, você ganha todo o prêmio  da venda e permanece com a ação. Veremos adiante com mais detalhes. Primeiro você deve identificar o seu perfil e qual a sua estratégia para ganhar com a venda coberta. Primeiro, vou mostrar como maximizar a rentabilidade com a venda coberta para fazer giro com essa estratégia.

Exemplo:
Você possui 1.000 ações da PETR4 e deve vender 1.000 opções da PETR. O preço de fechamento hoje é PETR4 a $32,00 e as opções com os seguintes preços de fechamento
PETRI30 – $2,90
PETRI32 – $1,52
PETRI34 – $0,70
Para calcular o valor extrínseco devemos saber primeiro o valor do preço de vencimento de cada opção. Ao visitar o site da www.cblc.com.br encontramos que o preço de vencimento são respectivamente $29,75, $31,75 e $33,75. Agora vamos encontrar o valor extrínseco que é todo o valor fora do dinheiro. Observe que PETRI30 e I32 está dentro do dinheiro, já I34 está fora do dinheiro, então:
PETRI30 – ($32 – $29,75) – $2,90 = $0,65
PETRI32 – ($32 – $31,75) – $1,52 = $1,27
PETRI34 – $0,70

Quando a opção está fora do dinheiro, todo o prêmio já é valor extrínseco. Se sentiu dificuldade sobre esse cálculo pode ler neste tópico para compreender melhor o prêmio das opções.
Voltando, então como queremos ganhar a melhor taxa do mercado de opções devemos vender a opção que apresenta maior valor extrínseco, que é o que possui maior valor do tempo para perder, no mercado chamamos de maior gordura para queimar.
A estratégia fica assim agora:
-1.000 PETR4 – $32,00 – Total de $32.000
+1.000 PETRI32 – $1,52 –  Total de $1.520

Você comprou mil ações e vendeu a coberto mil opções da PETRI32. O cenário e perspectiva ideal para montar essa estratégia é que a ação permaneça do preço atual ou tenha leve alta. Porque o objetivo é apenas fazer taxa de mercado. Observe que compramos a ação a $32 e se formos exercidos vamos entregar a ação a R$31,75 mas como vendemos cada ação por R$1,52, significa que ganhamos por cada ação $1,27.
Ou seja, o lucro nessa venda coberta será de:
1,27/32 = 3,97% na operação

Como o próximo vencimento nesse caso seria em 21 de setembro, significa que teremos quase 3,97% ao mês. O que é uma excelente taxa mensal. Mas desde já alerto pela dificuldade de prever o comportamento da ação durante esse período. Se a ação tiver uma brusca queda, você não será exercido e permanecerá com a ação no prejuízo, mas temos uma vantagem nessa operação, pois como ganhamos $1,52 pela venda coberta e compramos cada ação por $32, significa que nosso preço de compra caiu para $30,48, ou seja, se a ação cair seguramos nossa operação sem prejuízo até $30,48. E no vencimento seguinte, poderemos repetir a estratégia para diminuir ou zerar o prejuízo.
A segunda estratégia, é para quem tem uma carteira de ações de uma determinada empresa e procura uma remuneração extra para essa carteira. Geralmente são investidores de longo prazo que não pretendem desfazer de suas ações independente de alta ou queda da sua carteira.
Normalmente, o perfil desses investidores fazem diversas compras mensais ou por determinados períodos e tem seu preço médio de compra das ações bem diluidos. Então a principal preocupação desse investidor é acumular ação, independetemente do preço da ação. Então, de acordo com o preço de fechamento das opções para o próximo vencimento temos:
PETRI30 – $2,90
PETRI32 – $1,52
PETRI34 – $0,70
PETRI36 – $0,25

O objetivo desse investidor é não ser exercido e ganhar apenas uma remuneração extra. Nesse caso, o investidor deve lançar a coberto uma opção o mais distante possível, o que chamamos de OTM. Como falta um mês para o vencimento, vai depender de cada investidor a sua análise de risco de ser exercido em comparação ao prêmio oferecido pelo mercado. Observe que a opção OTM que oferece melhor prêmio trata da PETRI34 que está a $0,70. Mas para ser exercido a ação bastaria subir 3,15% em um mês. Então, o investidor pode optar pela I36 e ganhar $0,25 por ação já que para ser exercido a ação deve subir 11,7% nesse período.
Imagine uma carteira de longo prazo, onde o investidor faz compras períodicas, ganham dividendos, juros sobre capital e ainda existe a possibilidade de ganhar alguns centavos mensalmente? A longo prazo, se todos esses dinheiros foram comprando novas ações e acumulando ações com bons fundamentos, acredito que trata de uma excelente forma de maximizar a rentabilidade a longuissimo prazo.

Mas se vender a coberto a PETRI36 a $0,25 e até o vencimento a ação subir para $37,50, o que deveria fazer?
Calma, nesse momento você não precisa entregar toda suas ações no dia do vencimento. Vamos fazer uma simulação:
 Como a ação subiu até $37,50, então sua opção que vendeu por $0,25 terá um valor próximo de $1,75. Já que o preço de vencimento é 35,75 e a ação estaria negociado a $37,50 é só fazer a subtração que teremos um valor aproximado do preço da opção. Então recompramos a opção vendida (1,75 – 0,25) e pagaremos ao mercado $1,50 por cada opção para fechar a operação com a PETRI36. Mas imediatamente você vende a coberto a opção do vencimento seguinte que é a série J, aquela opção que está com o preço bem próximo do que você teve que arcar para fechar o contrato da I36. Provavelmente, você vai vender a coberto novamente a J38 que estará com o preço de cerca de $1,50. Você fez uma rolagem para o próximo vencimento e vai segurar a alta até os $38 para o próximo vencimento. Se continuar subindo você pode fazer essa operação quantas vezes necessária, é claro que alguns vencimentos poderá arcar com pequenas diferenças entre os vencimentos. Mas é melhor arcar com essas pequenas diferenças, do que desfazer de toda sua carteira de ações. Para quem utiliza essa estratégia mensalmente, eventualmente passará por algumas situações de rolagens. Mas se você acredita e tem fortes projeções de que a ação vai ter fortes períodos de alta, é bem recomendável que deixe de lançar coberto para ganhar essa remuneração extra. Caso contrário, vale a pena traçar essa estratégia para maximizar a rentabilidade de sua carteira.