Pesquisar

quarta-feira, 25 de julho de 2012

Direto ao ponto: após queda na véspera, Ibovespa deve mostrar recuperação


Com agenda corporativa movimentado por conta da temporada de balanços, dados econômicos do Reino Unido e EUA seguem no radar.

projeção_perspectiva_ações
 SÃO PAULO - O Ibovespa registrou mais uma queda na última terça-feira (24), quando caiu 0,75% aos 52.638 pontos, puxado principalmente pelo desempenho dos papéis da Vale (VALE3, VALE5) - que possuem forte participação na composição do índice. O mercado também esteve de olho no cenário externo, uma vez que crescem os rumores de que a Espanha pode precisar de um resgate integral, enquanto os dados da indústria mundial decepcionaram os investidores. 

A única surpresa positiva veio na China, onde o indicador de atividade manufatureira permaneceu em retração, mas alcançou a máxima em cinco meses. Ainda assim, o dado que mede a produção industrial está abaixo da marca de 50 há nove meses seguidos, mostrando a necessidade de políticas governamentais pró-crescimento. 
Além disso, os credores internacionais da Grécia chegaram nesta data ao país para avaliar os progressos econômicos, em meio a dúvidas de que o país conseguirá cumprir os acordos fiscais. O primeiro-ministro grego, Antonis Samaras, afirmou que a recessão pode ser ainda mais profunda, prevendo uma recuperação somente em 2014.

Ibovespa deve ganhar mais fôlego

Já para esta sessão, o analista João Pedro Brugger, da Leme Investimentos, acredita que o Ibovespa deve mostrar recuperação. "O índice está se aproximando do importante suporte dos 52.500 pontos, o que deve segurá-lo próximo a essa região nesta quarta-feira", acrescentou. 
Brugger lembra que o cenário corporativo também deve movimentar o mercado, tendo em vista que a Vale vai divulgar seu balanço do segundo trimestre após o fechamento do pregão. 
Além disso, os investidores também devem se guiar pelos indicadores econômicos, com destaque para o PIB (Produto Interno Bruto) do Reino Unido e os dados das vendas de novas moradias nos Estados Unidos.