Pesquisar

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Veja o que importa na agenda do investidor nesta segunda


Resultados da Petrobras e boletim Focus concentram as atenções

EXAME.com
  
São Paulo - Os investidores devem começar a segunda-feira sob a expectativa do balanço da Petrobras após o fechamento dos mercados e de olho nas novas projeções do relatório Focus. Nos EUA, destaque para a publicação de números de pedidos à indústria.
O Banco Central divulga, às 8h30, o relatório Focus com as projeções do mercado para as principais variáveis econômicas. Os investidores estarão de olho nas projeções para o crescimento da economia em 2013 (em queda há quatro semanas) e para inflação (em alta há quatro semanas).
Antes, às 5h, a Fipe traz o IPC de janeiro. A estimativa do mercado é para variação positiva de 1,06%. Às 15, o Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio (MDIC) publica a balança comercial semanal.
Resultados
O mercado acompanha, após o fechamento da Bovespa, os balanços da Petrobras, Localiza e Santos Brasil.
Estados Unidos
Às 13, os investidores conhecem as encomendas industriais de dezembro. A estimativa do mercado, segundo o site Briefing.com, é de um aumento de 2,4%.
Na agenda corporativa, destaque para os resultados das seguintes empresas após o fechamento dos mercados: Baidu.com e YUM! Brands.
Europa
Na zona do euro, a Eurostat publica os preços ao produtor, às 8h. Antes, às 7h30, a Sentix traz a confiança do investidor de fevereiro. O resultado anterior mostrou uma queda de 7%.
China
O mercado conhece o índice de atividade de Serviços do HSBC, às 23h45.

10 notícias para lidar com os mercados nesta segunda-feira


Mercado mantém previsão de PIB, mas sobe inflação; bolsas asiáticas fecham em alta

EXAME.com
  
São Paulo - Aqui está o que você precisa saber.
1- Mercado mantém previsão de PIB, mas sobe inflação. O mercado espera uma inflação de 5,68% em 2013, segundo apontou o Boletim Focus, divulgado nesta segunda-feira pelo Banco Central. A expectativa está um pouco acima da registrada na divulgação anterior, que era de inflação em 5,67% neste ano. É a quinta alta consecutiva da projeção. Para o crescimento do produto interno bruto (PIB), porém, as expectativas se mantiveram em uma alta de 3,10% neste ano. 
2- Petrobras divulga seu balanço nesta segunda-feira. Nesta segunda, o mercado acompanha, após o fechamento da Bovespa, os balanços da Petrobras, Localiza e Santos Brasil. Nos EUA, destaque para a publicação de números de pedidos à indústria.
3- Sentimento da zona do euro sobe pelo 6º mês seguido. O sentimento da zona do euromelhorou pelo sexto mês seguido em fevereiro, com aumento das expectativas para o maior nível desde junho de 2007, antes da crise financeira e de dívida, informou o grupo de pesquisa Sentix nesta segunda-feira. O Sentix anunciou que seu índice que acompanha a confiança do investidor no bloco de 17 países subiu para -3,9 em fevereiro ante -7,0 em janeiro. 
4- Abilio troca dois membros do conselho do Pão de Açúcar. Abilio Diniz fez mudanças no conselho administrativo do grupo Pão de Açúcar. O empresário enviou ao sócio Casino uma carta indicando Claudio Galeazzi e Luiz Fernando Figueiredo para compor o conselho, nos lugares de Geyze Marchesi Diniz e Pedro Paulo Falleiros dos Santos Diniz. 
5- Bradesco e GP Investimentos ficam sócios. A gestora de fundos GP Investimentos e o fundo de private equity do Bradesco vão investir juntos na BR Towers - negócio de compra e locação de torres para celular - criada pela GP no ano passado. As informações são do jornal O Estado de S. Paulo, desta segunda-feira. 
6- IPC-FIPE acumula alta de 5,61% em 12 meses. O Índice de Preços ao Consumidor (IPC) da Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe), que fechou janeiro com uma inflação de 1,15%, acumula alta de 5,61%, de fevereiro de 2012 até janeiro de 2013, período de 12 encerrados no primeiro mês de 2013. Na comparação em 12 meses terminados em novembro, a Fipe mostra que os gastos com Alimentação lideraram a lista das maiores altas no IPC, acumulando avanço de 12,06%. 
7- Preços ao produtor na zona do euro recuam 0,2% em dezembro. Os preços ao produtor da zona do euro caíram pelo segundo mês consecutivo em dezembro, refletindo a tendência da inflação do consumidor e deixando espaço para o Banco Central Europeu (BCE) cortar a taxa de juros para reanimar a frágil economia. Os preços ao produtor nos 17 países que usam o euro caíram 0,2 por cento em dezembro contra novembro, informou agência de estatísticas da União Europeia, Eurostat, nesta segunda-feira. 
8- Bolsas asiáticas fecham majoritariamente em alta. As bolsas asiáticas fecharam a segunda-feira sem direção única. O pregão começou com impulso dos indicadores econômicos positivos sobre a economia dos EUA divulgados na sexta-feira, que levaram os índices acionários de Nova York a fecharem a semana passada nas máximas em vários anos. No entanto, o efeito sobre as ações da Ásia perdeu força ao longo da sessão.
9- Vale reduz vantagem sobre Rio Tinto após queda em produção. A Vale SA, maior produtora mundial de minério de ferro, vem perdendo terreno para a Rio Tinto Group depois de ter sua produção prejudicada por minas envelhecidas e atrasos em licenças ambientais. A produção de minério de ferro da Vale recuou 0,8 por cento, para 320 milhões de toneladas no ano passado, comparada a uma alta de 3,7 por cento da Rio Tinto, para 198,9 milhões de toneladas
10- Desemprego segue em alta na Espanha e afeta 4,98 milhões. O desemprego voltou a subir na Espanha em janeiro, mês que registrou 4,98 milhões de pessoas sem trabalho, 132.055 a mais que em dezembro, anunciou o ministério espanhol do Emprego e Previdência Social. O resultado representa um aumento de 2,72% em comparação a dezembro de 2012, segundo o ministério.
Bônus - Keystone Foods terá Frank M. Ravndal Jr. como novo CEO. O Grupo Marfrig comunicou nesta segunda-feira a contratação de Frank M. Ravndal Jr. como CEO da Keystone Foods. Frank Ravndal irá liderar 13 mil colaboradores locados em mais de 17 unidades de produção e de pesquisa e desenvolvimento da Keystone Foods na América do Norte, Europa, Ásia, Oceania e América Latina e irá se reportar a Sergio Rial, CEO da Seara Foods. Ele assume o novo cargo no dia 17 de fevereiro em substituição a Willian Andersen, que ocupava interinamente a posição.
Com AFP, Bloomberg, Estadão Conteúdo, Reuters.