Pesquisar

quarta-feira, 19 de dezembro de 2012

Agenda dos principais países

    Vinicius Tropiano - Invest Simples

Ásia – Destaque absoluto para o desempenho da bolsa Japonesa, com alta de +2,39%. A diminuição do gap entre Obama e Republicanos, gerando uma perspectiva mais favorável para que seja realizado um acordo ainda nesta semana e uma expectativa de medidas mais agressivas por parte do BoJ para estimular a economia e combater a deflação impulsionaram a bolsa, com destaque para altas no setor exportador e financial. Na agenda econômica, o dado de exportações do Japão mostrou a sexta contração yoy seguida. O resultado de -4,1% foi ligeiramente melhor que o esperado pelo mercado, mas ainda demonstra os efeitos das retaliações chinesas, cujas exportações recuaram -14,5% yoy e os problemas econômicos na Europa, cujas exportações recuaram -19,9% yoy. Tal quadro só corrobora para uma medida mais agressiva por parte do BoJ que se reúne amanhã.

Europa – Bolsas vão abrindo no terreno positivo, suportadas pelas melhores expectativas sobre a resolução do impasse fiscal norte-americano. Na agenda, destaque para o índice de confiança IFO na Alemanha que subiu de 101,4 para 102,4 em dezembro.

EUA – O líder da maioria na Câmara dos Deputados dos EUA, o republicano Eric Cantor disse ontem que espera a votação de uma proposta republicana de evitar o "abismo fiscal" na quinta-feira, e que ele espera ter votos suficientes para aprovar a medida. Na agenda, destaque para os números de construção de moradias e licenças para novas obras, às 11h30.

Brasil – Importante monitorar matéria no Valor “Dilma autoriza reajuste de combustíveis” mencionando que a presidente Dilma Rousseff vai autorizar o reajuste dos preços da gasolina em 2013. Dia de agenda cheia. Destaque para o IPCA-15 de dezembro, às 9h00. Às 10h30 será divulgado os dados de crédito de novembro e às 14h30 será conhecido o resultado do CAGED do mesmo mês.