Pesquisar

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Índice tem leve alta por esperança de acordo nos EUA


Além do abismo fiscal, questionamentos sobre perspectiva de crescimento do país limitam avanço sustentável da bolsa

REUTERS Brazil
  
Bovespa encerrou a quarta-feira em alta, com investidores mais otimistas sobre os rumos da economia norte-americana após o presidente Barack Obama ter afirmado que um acordo para evitar o chamado abismo fiscal nos Estados Unidos pode ser alcançado em uma semana.
O Ibovespa fechou em alta de 0,2 por cento, a 57.678 pontos. A sessão foi volátil --o índice oscilou entre valorização de 0,98 por cento e queda de 0,6 por cento. O giro financeiro do pregão foi de 6,76 bilhões de reais.
Investidores continuaram monitorando de perto as negociações sobre o chamado abismo fiscal --cerca de 600 bilhões de dólares em cortes de gastos e aumentos de impostos que podem jogar a maior economia do mundo em recessão no ano que vem.
Obama disse nesta tarde que é possível chegar a um acordo para evitar o abismo fiscal em cerca de uma semana, desde que os republicanos reconheçam a necessidade de aumentar impostos para os mais ricos dos EUA.
"Se eles realmente conseguirem chegar a um acordo, isso abrirá espaço para uma recuperação nos mercados globais e a bolsa brasileira deve seguir o movimento", disse o economista-chefe da corretora Souza Barros, Clodoir Vieira.
"Mas, por enquanto, a Bovespa deve continuar em compasso de espera." Vieira acrescentou que a crescente intervenção do governo brasileiro no setor privado e dúvidas sobre as perspectivas de crescimento do Brasil no ano que vem também limitavam um movimento sustentado de alta da bolsa paulista neste fim de ano.
"Enquanto não tivermos dinheiro novo vindo para a bolsa, o índice não vai subir. E isso só deve acontecer quando o investidor voltar a sentir confiança no Brasil", disse ele.
Em Nova York, o índice Dow Jones subia 0,89 por cento às 17h50, enquanto o S&P 500 tinha alta de 0,4 por cento.
Mais cedo, o principal índice europeu de ações fechou em alta de 0,25 por cento.
Por aqui, a preferencial da Vale fechou a sessão com alta de 1,75 por cento, a 36,69 reais, beneficiada por um clima de otimismo maior nos mercados com relação às perspectivas para a economia chinesa.
No setor de petróleo e gás, OGX avançou 3,03 por cento, a 4,42 reais, enquanto a preferencial da Petrobras teve alta de 0,64 por cento, a 18,94 reais.
Liderando os ganhos do índice, aparecem a produtora de celulose de eucalipto Fibria e a construtora e incorporadora Gafisa, com alta de 4,89 e 3,98 por cento, respectivamente.
Em sentido oposto, as principais quedas do pregão ficaram com a processadora de carne bovina JBS e a preferencial da Usiminas, que caíram 6,74 por cento e 5,54 por cento, nesta ordem.
Investidores venderam ações da siderúrgica após o presidente-executivo ter afirmado nesta manhã que a companhia não espera melhora significativa nas margens de lucro no início do próximo ano. (Por Danielle Assalve; Edição de Walter Brandimarte)

B2W tem melhor desempenho no tri com logístca melhorada


O papel acumula alta de 44% desde o começo do quarto trimestre, a maior valorização entre membros do índice IBrX

Bloomberg
  
São Paulo - A B2W Cia. Global do Varejo tem o melhor desempenho entre as ações mais negociadas no país no trimestre diante de especulações que a empresa resolveu problemas de logística a tempo das vendas do Natal.
O papel acumula alta de 44 por cento desde o começo do quarto trimestre, a maior valorização entre membros do índice IBrX. A B2W subiu depois de abrir quatro centros de distribuição e obter recomendação de compra pelo Bank of America Corp.
A varejista quer evitar os atrasos de entregas em 2011, que levaram o Procon a suspender suas vendas e suas ações a terem as maiores perdas entre as principais varejistas online do mundo. A B2W entra a temporada do Natal com US$ 301,5 milhões em estoque, o valor mais alto entre as 161 varejistas de Internet do mundo após a Amazon.com Inc., segundo dados compilados pela Bloomberg.
"Por causa dos investimentos que a B2W fez neste ano em sua infraestrutura logística, as expectativas para o Natal são bem positivas", disse Priscila Tambelli, analista do Banco do Brasil SA, que tem recomendação de manutenção para a ação, em entrevista por telefone de São Paulo. Entre os 21 analistas que cobrem a B2W, as recomendações de Priscila têm sido as mais precisas, segundo o Ranking Absoluto da Bloomberg. "A empresa não deve experimentar a mesma turbulência de 2011."
A assessoria de imprensa da B2W não quis fazer comentários sobre os planos da empresa para as vendas de Natal, sobre o aumento dos estoques e sobre a alta das ações.

Bovespa abre em alta com China, de olho nos EUA


A agenda econômica dos Estados Unidos deve trazer volatilidade ao longo do dia, assim como a proximidade do vencimento de índice futuro na semana que vem

Olívia Bulla - AGÊNCIA ESTADO
  
São Paulo - O exterior volta a comandar o ritmo dos negócios na Bovespa nesta quarta-feira, com as sinalizações favoráveis vindas da China e os ganhos exibidos pelos mercados no Ocidente garantindo uma abertura em alta do pregão doméstico. Porém, a agenda econômica dos Estados Unidos deve trazer volatilidade ao longo do dia, assim como a proximidade do vencimento de índice futuro na semana que vem. Por volta das 10h, o Ibovespa subia 0,43%, aos 57.811,34 pontos.
O gerente da mesa de renda variável de uma corretora paulista avalia que há uma "chamada mais positiva" para a Bolsa no início dos negócios, em linha com a alta dos mercados internacionais. Porém, ele acredita que o avanço doméstico pode ser mais acelerado por causa das declarações feitas pelo novo governo da China, ao passo que Wall Street aguarda uma série de indicadores.
A primeira reunião do Politburo, o grupo que lidera o Partido Comunista da China, presidida por Xi Jinping, o novo presidente do país, nesta terça-feira (4), resultou em comentários animadores sobre a economia chinesa. Com isso, cresceram as expectativas de que o governo chinês vai garantir que as políticas monetária e fiscal deem suporte econômico e permaneçam a postos nos próximos trimestres.
O profissional, que falou sob a condição de não ser identificado, chamou atenção para a decisão da China de investir em urbanização e na construção de moradias públicas, além da adoção de novas regras para facilitar o investimento e as transações imobiliárias. Além disso, os índices dos gerentes de compras (PMI) na China e na zona do euro "não foram ruins", acrescenta.
Entre os países europeus que compartilham a moeda única, o PMI composto saiu da mínima em 40 meses atingida em outubro, ao passo que o PMI do setor de serviços na China caiu pelo segundo mês seguido. Já nos EUA, o PMI de serviços será conhecido às 13h (horário de Brasília), quando também serão anunciadas as encomendas à indústria em outubro.
Antes, às 11h15, a ADP publica a pesquisa sobre os postos de trabalho criados no setor privado norte-americano em novembro. Às 11h30, saem os números do terceiro trimestre sobre produtividade e custo unitário da mão de obra. No horário acima, o futuro do S&P 500 subia 0,28%.