Pesquisar

quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Ações da GOL disparam após separação do Smiles


Empresa avalia a realização de IPO da Smiles S.A., mas afirma que não há estimativa para conclusão da operação

Marcelo Poli - EXAME.com
  
São Paulo - A quarta-feira é marcada pela disparada das ações preferenciais da GOL(GOLL4). Na máxima do dia, os papéis eram negociados a 12,85 reais, assumindo a ponta positiva do Ibovespa, com uma alta de 13,5%.
O mercado repercute hoje o recente noticiário envolvendo a companhia. Na última sexta-feira, a GOL comunicou a segregação das atividades do programa de relacionamento Smiles, que passarão a ser conduzidas pela Smiles S.A., empresa "recentemente constituída".
Na ocasião, a GOL reiterou que avalia a realização de uma oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) da Smiles S.A., mas que ainda não há "qualquer estimativa ou previsão para conclusão destas análises", disse a empresa.
Também na última sexta-feira, a companhia aérea anunciou que a demanda total de passageiros recuou 9,3% em novembro ante o mesmo período de 2011, segundo comunicado ao mercado. A oferta de assentos do sistema total caiu 15,9%, enquanto a taxa de ocupação subiu 5 pontos percentuais, para 69,1%, na mesma base de comparação.
No mercado doméstico, a demanda caiu 9,9%, enquanto a oferta de assentos recuou 16,9%, levando a taxa de ocupação a 69,8% no período.
Segundo a GOL, o recuo na oferta de assentos está em linha com a sua estratégia, e ocorreu principalmente pela "redução de oferta nas operações da Webjet. A estratégia visa ajustar a oferta ao novos patamares de custo da indústria nacional".
As ações da GOL acumulam valorização de 25% em dezembro.

Ação da AES Eletropaulo avança de mais de 7% na Bovespa


Profissionais de mercado citaram ajustes técnicos no papel após a empresa ter anunciado pagamento de R$ 54,3 mi em juros sobre capital próprio

REUTERS Brazil
  
São Paulo - As ações da AES Eletropaulo subiam mais de 7 por cento na Bovespa nesta quarta-feira, com profissionais de mercado citando ajustes técnicos no papel após a empresa ter anunciado na semana passada o pagamento de 54,3 milhões de reais em juros sobre capital próprio.
"(O anúncio dos proventos) foi acima da expectativa, talvez por isso o papel venha subindo", disse o analista Alexandre Furtado Montes, da Lopes Filho.
Às 11h01, o papel tinha alta de 7,43 por cento, a 16,04 reais, enquanto o Ibovespa subia 0,25 por cento.
"Pode ser um movimento técnico de cobertura de posições vendidas. (A empresa) teve uma distribuição ainda forte de proventos neste fim de ano", acrescentou o estrategista da Futura Corretora, Luis Gustavo Pereira.
O pagamento dos juros foi aprovado em reunião do Conselho de Administração da empresa e a data do pagamento será definida em assembleia a ser realizada até 30 de abril de 2013. (Por Anna Flávia Rochas; Edição de Danielle Assalve).