Pesquisar

terça-feira, 3 de janeiro de 2012

Grécia poderá deixar Zona do Euro se não receber pacote de ajuda internacional

SÃO PAULO - O porta-voz do governo grego, Pantelis Kapsis, alertou nesta terça-feira (3) que a Grécia poderia ser forçada a sair da Zona do Euro caso o país não consiga garantir o segundo pacote de resgate, de € 130 bilhões, com seus credores internacionais.
"O acordo de resgate precisa ser assinado, caso contrário, estaremos fora dos mercados e fora do euro", afirmou o porta-voz ao canal de televisão grego Skai. "A situação será muito pior", acrescentou. 
A Grécia deve receber os representantes da União Europeia, do FMI (Fundo Monetário Internacional) e do BCE (Banco Central Europeu) em meados de janeiro para avaliar o cumprimento do novo acordo de resgate firmado no início de outubro.
Meses cruciais à frente
O apoio internacional está condicionado a aplicação de um vasto conjunto de reformas por parte do governo grego. Entre as medidas exigidas pelos credores internacionais para liberação dos recursos estão novos cortes nas pensões, mudanças no mercado de trabalho e novas privatizações. “Os próximos três a quatro meses são os mais cruciais e é por essa razão que o governo existe”, destacou Kapsis.