Pesquisar

quarta-feira, 12 de outubro de 2011

Opere com a Baixa

OPERE VENDIDO: SAIBA COMO APROVEITAR A QUEDA

Operar vendido. Muita gente, nem mesmo sabe o que isso significa. Até porque a grande maioria das operações da Bovespa é feita do lado comprado, ou seja, realiza-se uma compra e depois se encerra essa compra fazendo uma venda e zerando a posição. Mas o mercado financeiro é bem criativo e gera muitas possibilidades. Uma dessas possibilidades é operar vendido, operação que será mais bem explicada nesse post.
Primeiramente explicaremos o que significa operar vendido. Nas operações vendidas, primeiramente nós vendemos um ativo que não temos em carteira. Isso mesmo, primeiramente alugue o ativo, e em seguida, faça a venda; vale lembrar que muitas corretoras permitem que você venda sem sequer ter alugado, contanto que você recompre até o fechamento do pregão, mas caso queira dormir vendido no ativo é obrigatório realizar o aluguel.
Porque fazer isso? Porque quando a tendência é de baixa é mais fácil ganahr operando vendido do que operando comprado e vice-versa. Ao identificarmos um possível início de tendência de baixa (o que é o caso atual do Ibovespa), fica mais fácil realizar lucros operando na ponta vendedora.
E os preços para alugar? Isso aí varia, depende principalmente da liquidez do papel. Papeis de alta liquidez, como Vale, Petro, CSN, Gerdau, costumam ter taxas de 1 a 5% ao ano. Enquanto que ativos de segunda linha e terceira linha costumam ter taxas na ordem de 20% ao ano. Mas consultando sua corretora, eles saberão te passar os valores de mercado a qualquer momento. Quanto a corretagem, o mais comum é que a da primeira venda seja de mesa, e de recompra seja o valor pago por uma compra normal do Home Broker.
Feito isso, é só relaxar e curtir a queda ganhando algum dinheiro. Mas cuidado, operações vendidas tem manejo de risco é deve ser utilizado o start de recompra (similar ao stop), mas nesse caso, o disparo ativa uma compra, caso a cotação do ativo chegue ao valor estipulado pelo seu manejo de risco. Não deixe de utilizar, pois assim como o “bungee jump”, uma hora voltará a subir.
Se, por acaso, faltou alguma explicação ou ficou alguma dúvida sobre operações vendidas, podem comentar abaixo. Um grande abraço.

Europa socorre banco e traz alívio

  Medida reduz incerteza em torno do sistema bancário da zona do euro 


A Europa começa a ir em socorro de bancos que detém muitos papéis de dívida de alto risco. Após o encontro no final de semana entre a Chanceler Alemã, Angela Merkel, e o Presidente Francês, Nicholas Sarkozy, ficou acertado que a União Européia irá socorrer bancos em dificuldade. A decisão de capitalizar o banco Dexia, de origem francesa e belga, revela a estratégia do Banco Central Europeu para proteger a moeda única da derrocada: garantir o sistema bancário por meio da nacionalização de dívidas. A notícia é positiva para quem investe na Bolsa por aqui.

A iniciativa pode estimular que outros bancos passem o chapéu para se defender do risco. Em meio à incerteza, está cada vez mais difícil para as instituições obter crédito. Com os governos endividados por conta das medidas fiscais de reação à crise de 2008, aumenta a insegurança e os custos para obter recursos, alimentando um círculo vicioso. Ainda não está claro se os recursos sairão do fundo de estabilidade ou se os países terão que fazer um novo aporte.

O Dexia, com forte exposição à dívida grega, isto é, por ter muitos títulos da dívida do País, teve muita dificuldade de conseguir crédito para financiar suas operações. De acordo com a agência Reuters, o Dexia tem uma exposição a risco de crédito global de 700 bilhões de dólares, mais de duas vezes o PIB grego.