Pesquisar

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Veja o que importa na agenda do investidor nesta quinta


Temporada de resultados no Brasil e nos EUA concentra a atenção do mercado

 EXAME.com
  
São Paulo - Com a agenda de indicadores fraca no Brasil, os investidores iniciam a quinta-feira com a expectativa de importantes resultados nos Estados Unidos antes da abertura, como o da maior varejista do mundo Wal-Mart.
A FGV publica, às 8h, a prévia da sondagem industrial para fevereiro. No calendário de resultados, destaque para os balanços da Latam, Financeira Alfa, T4F, Gerdau, Banco do Brasil, Bic Banco, Metalúrgica Gerdau, Hering e Marcopolo.
Estados Unidos
Nos EUA, destaque aos números da inflação ao consumidor (CPI, na sigla em inglês), às 10h30. Mais tarde, às 12h, o Federal Reserve traz os números da sondagem industrial na região da Filadélfia. No mesmo horário, a NAR revela o nível de vendas de imóveis usados em fevereiro e o Conference Board publica o relatório de indicadores antecedentes.
Na agenda de balanços, destaque para os números das seguintes empresas: Carlyle, HJ Heinz, Wal-Mart, AVG, Hewlett-Packard e Marvell.
Zona do euro
Na Alemanha, o instituto Markit publica a sondagem industrial preliminar para fevereiro, às 5h30. Logo depois, às 6h, é a vez dos números para a zona do euro.

Call Matinal


Ásia – Mercados externos vão estendendo a dinâmica de forte aumento da aversão ao risco, iniciada ontem após um dado mais fraco na agenda dos EUA e, principalmente, em resposta à ata do Fed, que sinalizou um comitê bastante dividido quanto as atuais políticas acomodatícias. Alguns participantes estão avaliando as eficiências, custos e riscos do atual programa de compras de títulos e julgam que este deva ser interrompido antes que o antecipado. Os mercados de ações asiáticos terminaram o pregão em queda, com Sydney (-2,33%) e Xangai (-2,98%) marcando seus piores declínios em 2013. Na China, o declínio registrado no dia foi o mais acentuado desde novembro de 2011. O movimento também foi motivado após o Conselho Estatal da China afirmar nesta quarta-feira que continuará com seus controles no mercado imobiliário para conter os aumentos de preços e a especulação. Nesse contexto, o dia também é de forte desvalorização nas moedas e commodities.

Europa – Bolsas vão operando em forte queda neste momento, recuando em média 2,0% no dia. A agenda de dados veio mais fraca que o esperado, revelando que as prévias dos indicadores de atividade industrial, PMIs, ficaram abaixo do projetado para o mês de fevereiro. A preliminar de fevereiro do índice Markit sobre a atividade manufatureira da zona do euro ficou em 47,8, ante 47,9 em janeiro e 48,5 estimados por analistas. A preliminar do setor de serviços passou para 47,3 ante 48,6 em janeiro e expectativas de 49. O índice composto mudou de 48,6 para 47,3, abaixo do previsto no mercado (49). De acordo com o Markit, de modo geral, os dados sinalizam uma queda de 0,2%-0,3% no PIB da região neste trimestre. Na Alemanha, houve ligeiro aumento de 49,8 para 50,1, abaixo do esperado de 50,5. Já na França, A do índice sobre a atividade fabril em fevereiro ficou em 43,6, após registrar 42,9 em janeiro, mas o índice do setor de serviços passou de 43,6 para 42,7, menor nível desde fevereiro de 2009. Analistas esperavam 43,8 para o setor manufatureiro e 44,5 para o de serviços. A partir dos dados, o Markit estima uma contração de 0,7% no PIB francês no primeiro trimestre do ano.

EUA – Dia de agenda cheia. O Departamento de Trabalho informa às 10h30 o índice de preços ao consumidor de janeiro. No mesmo horário, o Departamento de Trabalho traz os pedidos iniciais de auxílio-desemprego da semana encerrada em 17 de fevereiro. O instituto Markit entrega às 10h58 o índice de gerente de compras (PMI) do setor manufatureiro norte-americano em fevereiro. Às 12h00, a Associação Nacional de Corretores dos EUA divulga as vendas de moradias usadas em janeiro. O Conference Board apresenta também às 12h00 o índice de indicadores antecedentes dos EUA de janeiro. E, ainda às 12h00, o Federal Reserve da Filadélfia informa o seu índice sobre atividade manufatureira de fevereiro. Após a divulgação da ata de ontem, alguns discursos marcados para hoje podem chamar atenção. O presidente do Fed de Saint Louis, James Bullard, faz um discurso em Nova York, às 14h30 (de Brasília); o presidente da distrital de São Francisco, John Williams, também participa de evento em Nova York, às 15h; e o presidente da regional de Dallas, Richard Fisher, fala às 23h15, no Texas.

Brasil – A FGV divulgou às 8h00 a prévia do índice de confiança da Indústria. Na prévia de fevereiro de 2013, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) sinaliza um ligeiro recuo, de 0,4%, em relação ao resultado final de janeiro, ao passar para 106,1 pontos. Ainda na agenda do dia, o Banco Central disponibiliza a partir das 10h00 o Boletim Regional – publicação trimestral. Às 10h30, o diretor de Política Econômica do BC, Carlos Hamilton Araújo, apresentará em Belo Horizonte um conjunto de informações sobre as diversas regiões, com ênfase na economia mineira e do Sudeste, e informações atualizadas sobre crédito no país. Às 14h00, a Confederação Nacional da Indústria (CNI) fornece o Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) de fevereiro. O Tesouro Nacional mostra seu Plano Anual de Financiamento da Dívida Pública Federal (PAF) referente a 2013 às 14h30.